Idosos nos EUA indecisos entre Biden e Trump podem mudar cenário eleitoral em 2024, revelam pesquisas no Wisconsin.

Os votantes idosos nos EUA são tradicionalmente considerados um bloco eleitoral confiável para os republicanos, no entanto, recentemente têm demonstrado sinais de indecisão. É possível que essa mudança de cenário possa dar ao presidente Joe Biden um impulso em sua tentativa de reeleição contra o republicano Donald Trump.

O condado de Door, localizado no estado do Wisconsin e com alto índice de aposentados, está sendo palco de uma disputa acirrada, com as pesquisas mostrando uma divisão de opiniões entre os eleitores mais velhos. Historicamente, os candidatos presidenciais republicanos têm obtido vitórias entre os idosos em todas as eleições desde 2000. Trump conquistou a maioria desse eleitorado em 2016 e 2020, porém, atualmente as sondagens indicam que Biden está mais forte nessa faixa etária.

De acordo com pesquisas nacionais do Wall Street Journal, Biden aparece com aproximadamente 48% do apoio dos idosos, ganhando terreno inclusive em Estados cruciais. Já Trump, que anteriormente conseguiu cerca de 46% desse grupo etário, está agora abaixo dos 51% alcançados nas últimas eleições.

Diferentemente de eleições passadas, o atual presidente está se saindo bem entre os americanos mais engajados politicamente, o que tem lhe conferido uma vantagem em relação aos idosos que consomem ativamente notícias. Algumas pesquisas sugerem que os idosos estão mais favoráveis à maneira como Biden lida com a economia, possivelmente devido à sensação de menor impacto das políticas econômicas em suas vidas.

Matt Grossmann, diretor do Instituto de Políticas Públicas e Pesquisa Social da Universidade Estadual de Michigan, ressaltou que as mudanças nas preferências eleitorais dos idosos podem ser percebidas, mas não necessariamente refletem um movimento em direção a Biden. Uma hipótese seria que esses eleitores estão menos preocupados com a idade avançada do presidente atual, se comparada à idade de Trump. Biden, aos 81 anos, tem sofrido críticas em relação à sua idade, que tem sido explorada como alvo de ataques pela campanha de Trump.

O condado de Door, onde os votos dos idosos têm grande peso nas eleições presidenciais, tem sido crucial para determinar o vencedor desde 1996. Com quase um milhão de idosos em Wisconsin e mais de 10 milhões em sete Estados-chave, é fundamental mobilizar esse eleitorado. Biden tem realizado eventos de divulgação, como bingo e pickleball, para atrair os idosos, ao mesmo tempo em que destaca as diferenças entre ele e Trump em relação a programas importantes para esse grupo, como o Medicare e a Segurança Social.

Embora Trump tenha prometido não cortar esses benefícios, a campanha de Biden tem alertado os idosos sobre o histórico do ex-presidente em relação a reduções nos programas sociais durante sua gestão. A dinâmica eleitoral entre os idosos nos EUA está em constante evolução, e a disputa por esse eleitorado crucial promete ser acirrada nas próximas eleições.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo