Inmet emite alertas de chuvas intensas e tempestades na Região Sul; 50 cidades podem ser afetadas pelos temporais

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de previsão de chuvas intensas e tempestades para a Região Sul do país nesta segunda-feira (17). São cinco avisos no total, sendo dois de perigo potencial, indicando chuvas que podem atingir até 30 milímetros por hora (mm/h) e ventos intensos com velocidade de até 60 quilômetros por hora (km/h).

Segundo o Inmet, 189 municípios gaúchos estão sob baixo risco de corte de energia elétrica, descargas elétricas, queda de galhos de árvores e alagamentos. As áreas central, noroeste e nordeste do Rio Grande do Sul, incluindo a região metropolitana de Porto Alegre, são as mais afetadas pelos alertas.

A população foi alertada a não se abrigar embaixo de árvores, não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, e evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Além disso, foram emitidos três alertas laranjas de perigo pelas tempestades, indicando chuvas de até 60 mm/h, queda de granizo e ventos que podem alcançar 100 km/h.

As regiões metropolitana de Porto Alegre, serrana e Vale do Itajaí no Rio Grande do Sul, bem como noroeste, nordeste, sudoeste e centro do estado, estão sob risco. Em Santa Catarina, moradores do norte, oeste, sul e da grande Florianópolis devem se proteger dos temporais, assim como as áreas centro-sul, oeste, sudeste e sudoeste do Paraná.

Ao todo, 488 municípios dos três estados estão englobados nos alertas laranjas, com riscos de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos. Em caso de emergências, a população deve acionar a Defesa Civil, Corpo de Bombeiros Militar ou Polícia Militar.

Além disso, a Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu um alerta de 24 horas para inundação no rio dos Sinos, com elevação a partir de Taquara. A população foi orientada a buscar locais seguros e as autoridades locais devem fornecer informações sobre medidas de prevenção e locais de abrigo em caso de risco.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo