TJPE inaugura Núcleo de Combate à Violência Doméstica em Caruaru para acompanhamento integral das vítimas de agressão

Nesta terça-feira (18), o Tribunal de Justiça de Pernambuco inaugurou o Núcleo de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (NIOJ) na Comarca de Caruaru, a partir das 9h. A instalação do Núcleo contou com a presença de autoridades dos Poderes Judiciário e Executivo de Pernambuco.

O objetivo principal do NIOJ é acompanhar as mulheres vítimas de violência doméstica durante todo o ciclo de acolhimento, indo além do cumprimento do mandado judicial para afastá-las do agressor. A iniciativa é uma parceria entre o TJPE e os Poderes Executivo Estadual e Municipal.

O Núcleo funcionará com a colaboração direta de oficiais de justiça do TJPE, que terão um papel fundamental no projeto ao viabilizar o cumprimento das decisões judiciais, especialmente aquelas que envolvem medidas protetivas. Todo o processo contará com o apoio de instituições parceiras, como a Polícia Militar e a Prefeitura do Município, que disponibilizará uma viatura exclusiva para as diligências relacionadas à violência doméstica contra a mulher na comarca, tornando o processo mais ágil.

Além disso, as mulheres vítimas de violência doméstica serão acompanhadas por uma equipe multidisciplinar durante todo o período de validade da medida protetiva. O Centro de Referência de Assistência Social Maria Neuma, em parceria com profissionais de Psicologia e Serviço Social, será responsável por acolher e auxiliar essas mulheres, oferecendo suporte psicossocial e encaminhando-as para capacitação e possíveis oportunidades de emprego.

Com a criação do NIOJ em Caruaru, os esforços dos diferentes órgãos e entidades se unem no combate à violência contra a mulher, visando proporcionar um acompanhamento integral e eficaz para as vítimas desse tipo de violência. A inauguração desse Núcleo representa um avanço significativo na abordagem e no enfrentamento desse grave problema social.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo