Valdemar Costa Neto afirma que Bolsonaro definirá rumos do PL em 2026: “Queremos ele como candidato a presidente”

Em um novo vídeo promocional veiculado na televisão, o presidente nacional do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, declarou que o futuro da sigla em 2026 será determinado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. De acordo com Valdemar, Bolsonaro terá a palavra final na escolha dos candidatos do PL para concorrer à Presidência da República.

“Queremos que Bolsonaro seja o candidato à presidência do Brasil pelo PL”, afirmou Valdemar no vídeo. Apesar de não mencionar as decisões que levaram à inelegibilidade de Bolsonaro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o líder do partido reconhece que o ex-presidente provavelmente não poderá concorrer:

“Se ele não puder, será Bolsonaro quem decidirá quem será o candidato à presidência. Será Bolsonaro quem escolherá o candidato à vice-presidência”, ressaltou Valdemar, enfatizando a influência do ex-presidente. Ele ainda acrescentou: “Devemos isso a ele. Ele é quem tem os votos. Bolsonaro e o povo brasileiro fizeram do PL o maior partido do Brasil.”

A inserção publicitária foi exibida no sábado à noite, durante o intervalo do Jornal Nacional, da TV Globo.

Além disso, a disputa pelo “espólio político” de Bolsonaro está acirrada entre seus aliados. Com as condenações no TSE que o tornaram inelegível, outros políticos ligados a Bolsonaro estão buscando atrair os eleitores mais radicais, ao mesmo tempo em que tentam atrair o eleitorado moderado. Entre esses políticos estão os governadores Tarcísio de Freitas (Republicanos), Romeu Zema (Novo) e Ronaldo Caiado (União Brasil).

Há também especulações sobre a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro como possível sucessora do marido, porém tanto ela quanto o ex-presidente negaram esses planos.

A situação política para as eleições de 2026 está agitada e a influência de Bolsonaro continua sendo um fator determinante para diversos partidos e candidatos em busca do poder executivo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo