Conselho de Ética retoma análise de processo contra deputada Fernanda Melchionna por ofensa à família Bolsonaro na Câmara dos Deputados.

Na manhã desta quarta-feira (19), o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados voltou a se reunir para dar continuidade à análise do processo contra a deputada Fernanda Melchionna (Psol-RS). As acusações presentes na Representação 2/24 apontam que a parlamentar teria proferido ofensas à família do ex-presidente Bolsonaro durante uma reunião da Comissão de Segurança Pública da Casa.

O relator do caso, deputado Júlio Arcoverde (PP-PI), concluiu que as declarações de Fernanda Melchionna não caracterizaram quebra de decoro parlamentar. No entanto, o parecer do relator precisa ser submetido à votação do conselho, que decidirá se a deputada será penalizada ou não.

A reunião do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar ocorreu em local não divulgado e teve início às 11 horas. A expectativa era grande em relação à decisão que seria tomada pelos membros do conselho, visto que o caso ganhou repercussão na mídia e gerou debates acalorados dentro e fora do parlamento.

Caso o parecer do relator seja aprovado pelo conselho, Fernanda Melchionna poderá ser inocentada das acusações que pesam contra ela. Por outro lado, se a maioria dos membros do conselho entender que a deputada infringiu o decoro parlamentar, medidas disciplinares poderão ser aplicadas, variando desde uma simples advertência até a perda de mandato.

A sessão do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar foi acompanhada de perto pela imprensa e por representantes de diversos partidos políticos, que aguardavam ansiosamente pelo desfecho do caso. A deputada Fernanda Melchionna, por sua vez, manteve-se discreta e reservada durante todo o processo, respeitando o andamento das deliberações do conselho.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo