Estudo aponta relação entre microbiota intestinal e doença de Parkinson, abrindo caminho para novas terapias no intestino

Cientistas japoneses descobrem possível tratamento para a doença de Parkinson

A doença de Parkinson é uma condição neurodegenerativa que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Essa enfermidade provoca uma série de problemas, como dificuldades de movimento, questões de saúde mental, distúrbios do sono, dores, entre outros sintomas. Embora existam tratamentos para controlar esses sintomas, ainda não há uma cura definitiva para a doença.

No entanto, uma nova esperança surge com os resultados de um estudo realizado por pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade Nagoya, no Japão. Eles identificaram uma possível relação entre a microbiota intestinal e a doença de Parkinson. A microbiota intestinal é composta por trilhões de bactérias que habitam o intestino humano e desempenham um papel fundamental na saúde do organismo.

Os cientistas observaram uma redução nos microrganismos responsáveis pela síntese de vitaminas do complexo B, como B2 e B7, que são essenciais para combater a inflamação associada ao Parkinson. Além disso, notaram uma diminuição de agentes que contribuem para a integridade da barreira intestinal, que é responsável por impedir a passagem de toxinas para a corrente sanguínea.

Essas descobertas foram publicadas na revista científica npj Parkinson’s Disease e apontam para um novo caminho terapêutico que poderia envolver intervenções no intestino, como a suplementação de vitaminas do complexo B para corrigir as deficiências observadas. Os pesquisadores acreditam que essa abordagem poderia aliviar os sintomas e até mesmo retardar a progressão da doença.

Essa nova linha de tratamento baseada na microbiota intestinal destaca a importância do intestino para a saúde do organismo, uma vez que é conhecido como o “segundo cérebro”, devido à sua influência na produção de neurotransmissores essenciais. Com essa descoberta, abre-se a possibilidade de um tratamento personalizado com base no perfil único da microbiota de cada paciente, o que poderia representar avanços significativos no combate à doença de Parkinson.