Nasa e Boeing planejam retorno da nave espacial Boeing Starliner da ISS para o dia 26 de junho

A Nasa e a Boeing se preparam para o retorno da nave espacial Boeing Starliner à Terra, após uma missão tripulada à Estação Espacial Internacional (ISS). A data marcada para o retorno é 26 de junho, de acordo com informações divulgadas pelas autoridades nesta terça-feira.

A missão, que estava prevista para durar cerca de oito dias, foi estendida devido a falhas nos propulsores e vazamentos de hélio. A decolagem da nave ocorreu em 5 de junho a partir da Flórida, após anos de atrasos, problemas de segurança e duas tentativas de lançamento abortadas.

Os astronautas Butch Wilmore e Suni Williams, ambos ex-pilotos de teste da Marinha dos Estados Unidos, serão trazidos de volta à Terra a partir de 26 de junho. Essa será a primeira tripulação a voar na Starliner, que a Nasa e a Boeing esperam certificar para futuras viagens à ISS.

O gerente do Programa de Tripulação Comercial da Nasa, Steve Stich, explicou que o adiamento do retorno é necessário para análises mais detalhadas dos dados e garantir que tudo esteja pronto para a volta. Por sua vez, o gerente do Programa de Tripulação Comercial da Boeing, Mark Nappi, afirmou que houve melhorias no desempenho dos propulsores e que os vazamentos de hélio estão controlados.

Após a desacoplagem da cápsula Calypso da Starliner da ISS, o pouso está programado para ocorrer no White Sands Space Harbor, no sudoeste dos Estados Unidos, no dia 26 de junho.

A Starliner enfrentou alguns problemas iniciais, como falhas nos propulsores e vazamentos de hélio. No entanto, a expectativa é que a viagem de retorno ocorra de forma segura e bem-sucedida, permitindo que a nave seja certificada para futuras missões à ISS.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo