Presidente mexicano aplaude decisão dos EUA de conceder vistos de residência e trabalho para imigrantes: “Um avanço digno de reconhecimento”

O presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, comemorou o que considerou um “avanço” nesta terça-feira (18), em relação à decisão do governo americano de permitir a obtenção de vistos de residência e autorização de trabalho para centenas de milhares de migrantes mexicanos. Durante sua coletiva de imprensa diária, López Obrador afirmou que a regularização de famílias de mexicanos nos Estados Unidos, especialmente estudantes e jovens, é uma excelente notícia e digna de reconhecimento.

O presidente mexicano elogiou seu homólogo americano, o democrata Joe Biden, por abrir caminho para conceder permissão de residência a 500 mil cônjuges de americanos e acelerar a emissão de autorizações de trabalho para graduados em universidades locais. Essas medidas foram criticadas pelos apoiadores de Donald Trump, rival republicano de Biden nas próximas eleições.

López Obrador ressaltou que seu governo tem lutado pela regularização dos mexicanos que há anos trabalham de forma honesta nos Estados Unidos e que não foi feita justiça a eles até o momento. Apesar de considerar a nova norma como parcial, o presidente mexicano destacou que representa um avanço e elogiou Biden por suas ações.

O mandatário mexicano ainda destacou a importância de combater a imigração irregular desde a raiz, propondo investimentos nos países de origem das pessoas que saem sem documentos devido à pobreza e à violência. De acordo com dados oficiais, 1,39 milhão de imigrantes de 177 países cruzaram o território mexicano entre janeiro e maio deste ano, buscando chegar à fronteira com os Estados Unidos.

Em suma, López Obrador elogiou as decisões de Biden em relação à regularização dos imigrantes mexicanos nos EUA e ressaltou a importância de um combate efetivo à imigração irregular, investindo nas causas que levam as pessoas a deixarem seus países de origem.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo