Confrontos no Oriente Médio: Exército israelense ataca Gaza e se prepara para ofensiva contra Hezbollah na fronteira norte

O clima de guerra intensa volta a assombrar a região do Oriente Médio, com o Exército israelense bombardeando a Faixa de Gaza e travando confrontos com milicianos do Hamas. O ataque aconteceu um dia após a anúncio de uma “ofensiva” contra o movimento libanês Hezbollah na fronteira norte do país.

Segundo relatos de testemunhas e da Defesa Civil de Gaza, governada pelo Hamas, ao menos sete pessoas foram mortas em bombardeios israelenses no oeste de Rafah, no sul do território palestino. A situação humanitária na região é crítica, com o território palestino à beira da fome devido aos mais de oito meses de guerra.

A ONU alertou para a necessidade de mais ajuda humanitária chegar à população afetada pelos combates. O ponto de passagem de Rafah, crucial para a entrada de suprimentos, está fechado, enquanto o posto de Kerem Shalom opera de forma limitada, devido aos confrontos.

Além disso, a tensão se estendeu para a fronteira entre Israel e Líbano, com as forças israelenses e o Hezbollah trocando disparos quase que diariamente. O Exército israelense anunciou planos de uma ofensiva no Líbano, seguida por bombardeios em áreas do Hezbollah no sul do país vizinho.

O Hezbollah respondeu com ataques a cidades israelenses, resultando na morte de combatentes de ambos os lados. A situação é delicada, com a ameaça de uma “guerra total” pairando no ar, enquanto esforços diplomáticos são realizados para reduzir as tensões na região. A comunidade internacional acompanha com preocupação os desdobramentos desses conflitos no Oriente Médio.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo