Em dia de feriado nos EUA, dólar fecha em leve alta na expectativa de reunião do Copom, bolsa recupera os 120 mil pontos.

Nesta quarta-feira (19), em um dia de feriado nos Estados Unidos, o mercado financeiro brasileiro acompanhou de perto a expectativa em torno da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC). O dólar comercial fechou o dia vendido a R$ 5,442, sofrendo uma pequena alta de 0,15%. A cotação da moeda norte-americana teve momentos de volatilidade, atingindo R$ 5,48 durante a tarde, mas encerrou próximo à estabilidade. Este é o maior valor do dólar desde janeiro do ano passado, acumulando alta de 3,68% somente em junho e de 12,14% em 2024.

Por outro lado, a bolsa de valores apresentou um cenário mais positivo, com o índice Ibovespa, da B3, fechando em 120.340 pontos, registrando uma alta de 0,59%. As ações de empresas do setor de petróleo, mineração e bancos impulsionaram o índice, que conseguiu se recuperar pelo segundo dia consecutivo e ultrapassar os 120 mil pontos pela primeira vez em oito dias.

A repercussão das declarações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em relação ao presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, também contribuiu para a movimentação do mercado. Em entrevista à rádio CBN, Lula criticou a interferência política no BC, defendendo a autonomia do órgão.

Além disso, o Copom estava em foco, decidindo se manteria a Taxa Selic em 10,5% ao ano ou se faria um último corte de 0,25 ponto percentual. As expectativas do mercado apontavam para a manutenção da taxa até o final do ano, por meio da pesquisa semanal do BC com instituições financeiras.

Com a possibilidade de um placar dividido na decisão da taxa de juros, com diretores indicados por governos anteriores e atuais divergindo, o dólar chegou a ser pressionado durante o dia. No entanto, os investidores prevaleceram com a aposta de uma votação unânime pela manutenção da taxa, influenciando no comportamento da moeda norte-americana.

Acompanhando os desdobramentos do mercado financeiro, é possível observar a sensibilidade dos investidores às decisões econômicas e políticas que impactam diretamente nos indicadores financeiros do país, demonstrando a importância da estabilidade e confiança no cenário econômico nacional.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo