Inscrições para o Enem 2024 ultrapassam 5 milhões; Prazo para pagamento da taxa termina hoje

No último dia 14 de junho, encerraram-se as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, com exceção dos moradores do Rio Grande do Sul, cujo prazo foi prorrogado devido à situação de calamidade pública causada pelas chuvas volumosas que assolaram o estado. Até o momento, mais de 5 milhões de estudantes se inscreveram para participar da edição deste ano do exame, sendo que cerca de 2,3 milhões de candidatos devem efetuar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 85 até a próxima quarta-feira, dia 19.

É importante destacar que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou que a inscrição somente será confirmada após o pagamento da taxa, que pode ser feito de diversas formas, como por Pix, cartão de crédito ou boleto com débito em conta corrente ou poupança. Além disso, mais de 2,7 milhões de inscritos foram contemplados com a isenção da taxa de inscrição pelas condições previstas no edital, como ser estudante do 3º ano do ensino médio de escola pública ou ter cursado todo o ensino médio em escola pública.

As provas objetivas e a redação do Enem 2024 estão previstas para os dias 3 e 10 de novembro, aplicadas em todos os estados e no Distrito Federal. Os participantes terão 5 horas e 30 minutos no primeiro dia para responder questões de linguagens, ciências humanas, redação e língua estrangeira, e 5 horas no segundo dia para as provas de ciências da natureza e matemática. O Enem é considerado a principal porta de entrada para instituições de ensino superior no Brasil, como universidades, faculdades e institutos federais, por meio de programas como o Sisu, Prouni e Fies.

Para mais informações sobre o Enem 2024, os interessados podem acessar o edital disponível no site oficial do Inep. A expectativa é de que milhões de estudantes realizem a prova em busca de oportunidades de ingresso no ensino superior e chances de financiamento de seus estudos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo