Repórter Recife – PE – Brasil

Projeto de reforma no ensino médio com ampliação da carga horária e novas diretrizes segue para Plenário em regime de urgência.

O Senado Federal está prestes a discutir e votar um projeto de lei que propõe mudanças significativas no modelo de ensino médio no Brasil. O projeto, apresentado pela senadora Professora Dorinha Seabra, visa ampliar a carga horária, fortalecer a formação geral básica e reformular os itinerários formativos, entre outras medidas.

Essas alterações têm potencial para impactar cerca de oito milhões de estudantes que estão cursando os três últimos anos da educação básica, bem como os futuros alunos do ensino médio. O projeto em questão também modifica diversas leis e programas educacionais existentes, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, o Programa Pé-de-Meia, a Lei de Cotas e o Programa Universidade para Todos.

A relatora do projeto destacou que as mudanças propostas buscam garantir o direito à educação e ao aprendizado de todos os estudantes. O presidente da Comissão de Educação, senador Flávio Arns, ressaltou a importância do novo ensino médio para atender às demandas por melhorias no sistema educacional.

Diversos senadores manifestaram opiniões sobre o projeto, destacando aspectos como a inclusão de ensino técnico profissionalizante, a preocupação com a carga horária para alunos com outras atividades e a importância de ouvir entidades estudantis durante as discussões.

O texto do projeto também aborda a necessidade de uma formação geral básica mais robusta, com um aumento de carga horária mínima total de 1.800 para 2.400 horas. Além disso, a proposta visa garantir a inclusão de estudantes de baixa renda do ensino médio em programas de assistência e cotas para acesso ao ensino superior.

Outros pontos relevantes do projeto incluem a organização dos itinerários formativos de acordo com as áreas de conhecimento previstas na Base Nacional Comum Curricular e a ampliação do ensino presencial mediado por tecnologia. A proposta também estabelece diretrizes para a implementação gradual das mudanças no ensino médio, com acompanhamento e monitoramento por órgãos de fiscalização e controle.

Em resumo, o projeto em discussão no Senado propõe uma reforma abrangente no ensino médio, com foco na melhoria da qualidade, na inclusão de estudantes vulneráveis e na adequação às demandas do mercado de trabalho e da sociedade atual. A expectativa é de que as medidas propostas contribuam para uma educação mais equitativa, inclusiva e eficaz para todos os estudantes brasileiros.

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