Vacina SpikeVax integra Programa Nacional de Imunizações em 2024: prioridade para crianças e grupos de risco contra a Covid-19.

A partir de janeiro de 2024, a vacinação contra a Covid-19 passou a fazer parte do Programa Nacional de Imunizações (PNI) no Brasil. O Ministério da Saúde recomendou que estados e municípios priorizem a imunização de crianças de 6 meses a menores de 5 anos, bem como de grupos com maior risco de desenvolver formas graves da doença, como idosos, imunocomprometidos, gestantes e puérperas.

Em maio, foi confirmada a compra de 12,5 milhões de doses do imunizante SpikeVax, da farmacêutica Moderna, pelo governo brasileiro. Esse processo de aquisição emergencial teve início em dezembro de 2023, após a aprovação da Anvisa para a versão mais atualizada da vacina.

A SpikeVax é uma dose monovalente que protege contra a subvariante XBB 1.5 da Covid-19, conhecida como Kraken, e um subtipo da variante Ômicron. Registrada pela empresa Adium S.A. e fabricada pela Moderna, a vacina é indicada para imunização ativa em crianças a partir de 6 meses e adultos.

Com a inclusão dessa nova dose, o esquema primário de vacinação em 2024 passa a ser o seguinte: crianças de 6 meses a 4 anos devem receber duas doses monovalentes com intervalo de quatro semanas, enquanto pessoas com 5 anos ou mais que fazem parte de grupos prioritários devem receber uma dose monovalente.

Para os imunocomprometidos com 5 anos ou mais, a recomendação é de três doses: a primeira monovalente, a segunda quatro semanas após a primeira e a terceira oito semanas após a segunda dose. Já para pessoas com mais de 5 anos que não estão nos grupos prioritários, não há recomendação de esquema primário.

Além do esquema primário, é importante considerar as doses anuais ou reforço, que variam de acordo com a categoria do indivíduo. Pessoas que não completaram o esquema primário e estão nos grupos prioritários devem seguir orientações específicas para receber a vacina monovalente.

Dados do Ministério da Saúde indicam que diversos grupos prioritários estão sendo contemplados com a vacinação contra a Covid-19, visando a proteção e a imunização da população mais vulnerável. Ademais, os viajantes devem atentar para as exigências de cada país de destino, garantindo a segurança e a saúde durante suas viagens internacionais.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo