Repórter Recife – PE – Brasil

Estados Unidos sancionam líderes do cartel mexicano Nova Família Michoacana por tráfico de drogas e contrabando de migrantes

Os Estados Unidos anunciaram nesta quinta-feira (20) a imposição de sanções econômicas contra oito líderes e tenentes do cartel mexicano Nova Família Michoacana. As penalidades visam combater o tráfico de fentanil, cocaína, metanfetamina e contrabando de migrantes na fronteira com o México. A secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, destacou que os sancionados estão envolvidos em atividades hediondas, que vão desde o controle de rotas de drogas até o tráfico de armas, lavagem de dinheiro e assassinatos.

O Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC) mirou um dos cartéis mais poderosos e violentos do México, a Nova Família Michoacana. A organização, antes voltada para o tráfico de metanfetamina, expandiu suas operações para a produção de fentanil nos últimos anos. A droga é contrabandeada para os Estados Unidos principalmente por meio de ônibus através da fronteira, sendo distribuída em cidades como Atlanta, Houston, Dallas, Tulsa, Chicago e Charlotte.

Além do tráfico de drogas, o cartel também é acusado de envolvimento no tráfico de pessoas. Os migrantes são obrigados a transportar drogas e, caso não cumpram as ordens, são ameaçados de morte, assim como suas famílias. O cartel ainda utiliza trabalhadores da indústria do tabaco para auxiliar no tráfico de drogas.

Entre os oito sancionados, estão nomes como Rodolfo Maldonado Bustos, Josué Ramírez Carrera e Josué López Hernández. Esses indivíduos têm conexões significativas em diversas regiões e são acusados de crimes que vão desde controle de rotas de drogas até assassinatos brutais.

As sanções impostas pelo OFAC visam bloquear os ativos desses indivíduos nos Estados Unidos, assim como reforçar as medidas de combate ao tráfico de fentanil e outras drogas no país. A rede contra crimes financeiros do Tesouro também emitiu comunicado com informações para auxiliar bancos e instituições financeiras a se protegerem dessas atividades ilícitas.

Com a imposição dessas medidas, os EUA buscam combater o tráfico de drogas que tem causado estragos e provocado a morte de milhares de pessoas no país. Janet Yellen alerta para os impactos devastadores que as drogas têm na sociedade norte-americana, não apenas em termos humanos, mas também econômicos. A guerra contra o tráfico segue em curso, com medidas cada vez mais rigorosas sendo adotadas para proteger a população.

Sair da versão mobile