A relatora do projeto, senadora Soraya Thronicke, do Podemos-MS, destacou a importância da iniciativa, ressaltando que muitas carreiras de grande reconhecimento têm baixa representação feminina devido aos estereótipos existentes. A inclusão de abordagens femininas nos conteúdos curriculares é uma medida relevante para promover a igualdade de gênero desde a educação básica.
A Semana de Valorização de Mulheres que Fizeram História proposta no PL 557/2020 também é uma maneira de reconhecer e valorizar o papel das mulheres na história e na sociedade, contribuindo para a desconstrução de estereótipos e para a promoção da igualdade de oportunidades.
A aprovação do projeto pela CDH representa um avanço na luta pela equidade de gênero no âmbito educacional. A inclusão de abordagens femininas nos currículos escolares pode contribuir para a formação de uma sociedade mais igualitária, onde as mulheres sintam-se representadas e valorizadas em diferentes áreas do conhecimento.
O PL 557/2020, de autoria da deputada Tabata Amaral, é mais um passo em direção à construção de uma educação inclusiva e diversificada, que reconheça e valorize a contribuição das mulheres para a história e para o desenvolvimento da sociedade. Espera-se que a proposta seja bem acolhida pela Comissão de Educação e que contribua para a promoção de uma cultura de respeito e valorização da diversidade de gênero no ambiente escolar.