Durante a cerimônia em Cáceres (MT), Simone Tebet enfatizou a importância da interligação das rotas e como isso pode beneficiar o desenvolvimento do país. Ela ressaltou que uma rota complementa a outra, sem excluir ou competir entre si. O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, destacou o crescimento exponencial das exportações de Mato Grosso, que passou de US$ 1,7 bilhão para mais de US$ 32 bilhões entre 2000 e 2023, impulsionado principalmente pelo complexo soja, milho, carnes bovinas e algodão.
É evidente que a logística desempenha um papel crucial nesse cenário, com Mato Grosso ainda escoando grande parte de sua produção pelos portos de Santos (SP) e Paranaguá (PR), representando um custo significativo para os produtores. Nesse sentido, a construção e adequação de infraestruturas viárias como a BR-174/MT, aeroportos e a extensão de malhas ferroviárias são fundamentais para melhorar a eficiência logística do estado.
Simone Tebet ressaltou a importância desses investimentos para reduzir a desigualdade regional no Brasil, destacando que as rotas de integração podem contribuir significativamente para o desenvolvimento de estados como Mato Grosso e regiões menos favorecidas. Com projetos como a Ferrogrão e a BR-163/MT/PA, espera-se facilitar o escoamento da produção de grãos do Centro-Oeste para os portos do Arco Norte, tornando-o mais rápido, econômico e sustentável.
Em um cenário de crescimento constante das exportações brasileiras e da busca por mercados mais próximos, a integração por meio de rotas eficientes e bem estruturadas é uma prioridade para o desenvolvimento econômico do país. A aposta do governo federal em investimentos logísticos como a Rota Quadrante Rondon demonstra uma visão estratégica para fortalecer as relações comerciais e impulsionar a economia nacional.