Repórter Recife – PE – Brasil

Mulheres bonitas têm maior probabilidade de se sentirem atraídas por homens mais altos, diz estudo Evolutionary Psychological Science.

Um estudo publicado na revista científica Evolutionary Psychological Science revelou que a escolha de um parceiro pode ter uma forte relação com a autoestima e a percepção de beleza de uma mulher heterossexual. De acordo com a pesquisa, mulheres que se consideram bonitas tendem a se sentir mais atraídas por homens mais altos.

Realizado com 247 mulheres heterossexuais, com idade média de 24 anos, o estudo aponta que isso pode acontecer porque indivíduos com autoestima elevada estabelecem padrões mais elevados para potenciais parceiros. Em uma perspectiva evolutiva, a altura do homem pode ser interpretada como um atributo que transmite a ideia de proteção e saúde, gerando assim uma atração maior por parte das mulheres.

Durante a pesquisa, as participantes visualizaram imagens de homens de diferentes alturas, variando de 1,60m a 1,90m, ao lado de uma mulher de 1,72m como comparação. Além disso, a relação ombro-quadril dos homens também foi analisada, sendo considerada atraente quando indicava braços musculosos e pouca gordura na região abdominal.

Os resultados mostraram que os homens foram classificados como mais atraentes, masculinos, dominantes e com maior capacidade de luta à medida que sua estatura e a relação ombro-quadril aumentavam. Os pesquisadores concluíram que as mulheres com maior autoestima tendem a preferir homens mais altos do que elas, sugerindo que essas preferências são uma forma de calibrar o valor do parceiro.

Portanto, a escolha de um parceiro pode estar mais relacionada com a percepção de beleza e autoestima do que com outros fatores. Essa pesquisa lança luz sobre os aspectos evolutivos e psicológicos que influenciam a atração sexual e a formação de relacionamentos entre homens e mulheres.

Sair da versão mobile