Programa Celular Seguro atinge marca de 57.790 alertas em seis meses de funcionamento, com mais de 2 milhões de usuários.

O Programa Celular Seguro, lançado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) em dezembro do ano passado, já se mostra um sucesso com mais de 2 milhões de usuários cadastrados e mais de 1,1 milhão de celulares registrados. Em apenas seis meses de funcionamento, o programa recebeu um total de 57.790 alertas de bloqueios de usuários que instalaram o aplicativo em seus telefones móveis.

A plataforma funciona como um botão de emergência para casos de perda, furto ou roubo de celular, permitindo um bloqueio ágil do aparelho, linha telefônica e aplicativos bancários em poucos cliques. O acesso ao Celular Seguro é feito através do cadastro no Gov.br, plataforma de serviços do governo federal, e os aparelhos podem ser registrados via site ou aplicativo disponível em lojas específicas para Android e iOS.

A principal novidade anunciada para o segundo semestre é a inclusão de novas funcionalidades que visam ampliar a segurança dos usuários. Uma dessas funcionalidades permitirá que a vítima acione o alerta de perda, furto ou roubo, bloqueando o chip e aplicativos financeiros, mas mantendo o aparelho funcionando. Caso um novo chip seja instalado, uma mensagem será exibida na tela, orientando o novo comprador a procurar uma delegacia e apresentar a nota fiscal de compra.

Outra novidade é a incorporação da lista de Identificação Internacional de Equipamento Móvel (IMEI), que identifica cada aparelho celular, para consulta por pessoas interessadas em comprar aparelhos usados. Dessa forma, será possível verificar se o aparelho desejado possui alguma restrição ou registro de roubo ou furto.

Desenvolvido em parceria com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o objetivo do Programa Celular Seguro é reduzir a atratividade dos roubos e furtos de celulares, desestimulando a receptação de aparelhos roubados. Com medidas inovadoras e práticas, o programa busca garantir a segurança e tranquilidade dos usuários no uso de seus dispositivos móveis.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo