Programa Celular Seguro recebe quase 58 mil alertas de bloqueio de usuários em seis meses de funcionamento.

O Programa Celular Seguro, lançado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) em dezembro passado, já alcançou números expressivos em seu funcionamento. Com seis meses de atuação, o programa registrou um total de 57.790 alertas de bloqueios de usuários que instalaram o aplicativo em seus dispositivos móveis.

Mais de 2 milhões de usuários já se cadastraram no programa, somando mais de 1,1 milhão de celulares protegidos. A proposta do Celular Seguro é atuar como um botão de emergência em casos de perda, furto ou roubo do aparelho, possibilitando um bloqueio rápido do dispositivo, da linha telefônica e de aplicativos bancários com poucos cliques.

Para acessar o programa, é necessário se cadastrar no Gov.br, a plataforma de serviços do governo federal. Os aparelhos podem ser registrados através do site ou do aplicativo disponível na Play Store (Android) e na App Store (iOS). As empresas que aderiram à iniciativa estão descritas nos termos de uso do programa.

Não há um limite para o cadastro de números, mas é imprescindível que eles estejam vinculados ao CPF do titular da linha para que o bloqueio seja efetivado. Além disso, pessoas de confiança do titular podem ser autorizadas a efetuar bloqueios em caso de perda, furto ou roubo do aparelho.

Uma novidade prevista para o segundo semestre é a inclusão da lista de Identificação Internacional de Equipamento Móvel (IMEI) na ferramenta, permitindo a consulta de aparelhos usados para verificar se há alguma restrição por roubo ou furto. A parceria entre o MJSP, a Febraban e a Anatel visa reduzir a prática de roubos e furtos, desestimulando a receptação de dispositivos móveis ilegais.

Com o sucesso do programa e a previsão de novas funcionalidades, o Celular Seguro demonstra ser uma ferramenta eficaz na proteção dos usuários e no combate aos crimes envolvendo aparelhos móveis. A iniciativa promove a segurança dos usuários e contribui para a redução dos índices de furtos e receptação de celulares.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo