Brasil precisa rever tratamento de eventos causados pelo aumento da temperatura da Terra, destaca Caminhos da Reportagem da TV Brasil.

No próximo domingo (23), o programa Caminhos da Reportagem da TV Brasil trará à tona um tema urgente e preocupante: os efeitos catastróficos das mudanças climáticas. Com o aumento da temperatura em 1,5º C, já é visível o descongelamento de geleiras, o avanço dos mares, chuvas extremas, inundações e secas em locais antes abundantes de água.

O Brasil, país que abriga a maior floresta tropical do mundo, apresenta altas taxas de emissão de CO2 na atmosfera, sendo o desmatamento a principal fonte de contribuição para o efeito estufa. O professor Rafael Rodrigues da Franca, da Universidade de Brasília, aponta a malha rodoviária como um dos fatores que incentivam o uso de veículos à combustão, agravando as emissões nocivas ao meio ambiente.

A ministra do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Marina Silva, ressalta a importância de mitigar a emissão de CO2 para evitar que a temperatura da Terra ultrapasse os 1,5º C, pois, caso contrário, o cenário será de caos total. Recentemente, o Rio Grande do Sul foi palco de um evento climático que chamou a atenção de todo o país, porém, desde 2011 o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais tem registrado a ocorrência cada vez mais frequente e severa desses eventos, impactando de maneira significativa pessoas, infraestruturas e o meio ambiente.

Além disso, o programa irá relembrar tragédias como os deslizamentos em Petrópolis no ano de 2022, que resultaram na morte de 235 pessoas e deixaram cerca de 4 mil desabrigadas. É fundamental que a sociedade esteja atenta e engajada na busca por soluções diante desse cenário alarmante, visando preservar o planeta e garantir um futuro sustentável para as próximas gerações.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo