Temporal no Rio Grande do Sul: Inmet alerta para queda de granizo, rajadas de vento e queda acentuada de temperaturas.

O tempo instável no Rio Grande do Sul tem preocupado os moradores do estado. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alertou que novas pancadas de chuva e a queda acentuada nas temperaturas são esperadas até a próxima segunda-feira (24). Além disso, há risco de queda de granizo e rajadas de vento acima dos 60 km/h.

No norte do estado, a chuva forte já atinge a região desde a manhã deste domingo. Em outras áreas, o tempo fica seco ao longo do dia, com temperaturas baixas. O acumulado de chuva acima dos 50 mm pode chegar à divisa com Santa Catarina e ao centro-sul do Paraná, causando possíveis transtornos.

Essas condições climáticas são explicadas pelo deslocamento da frente fria pelo estado gaúcho. A massa de ar frio e seco está deslocando a instabilidade para o norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, prevendo uma segunda-feira mais estável.

Na noite de sábado (22), a Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu alertas de inundação para quem vive próximo aos rios Jacuí e Uruguai. O órgão orienta que os moradores de áreas de risco busquem locais seguros.

O nível do lago Guaíba, em Porto Alegre, está acima da referência de alerta, mas ainda abaixo da cota de inundação. A Defesa Civil da capital gaúcha emitiu alerta meteorológico para tempestades, ventos intensos e possibilidade de queda de granizo, alertando a população para possíveis cortes de energia, queda de árvores e alagamentos.

A prefeitura de Porto Alegre recomenda que a população acompanhe as atualizações da previsão do tempo, se abrigue em local seguro e evite áreas de risco. A Defesa Civil municipal e o Corpo de Bombeiros Militar estão disponíveis para prestar assistência em caso de emergências.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo