Ministro de Israel promete “todos os esforços” para resgatar reféns em Gaza em cooperação com os EUA

Em uma reunião realizada em Washington nesta segunda-feira (24), o ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant, se comprometeu a empregar todos os esforços necessários para trazer de volta os reféns retidos em Gaza. Durante o encontro, Gallant se reuniu com o chefe da agência federal CIA, Bill Burns, figura chave dos Estados Unidos nas negociações com o movimento islamista palestino Hamas, e também conversou com o secretário de Estado americano, Antony Blinken.

“Gostaria de enfatizar que o compromisso principal de Israel é devolver os reféns, sem exceção, às suas famílias e lares”, declarou Gallant antes do início das reuniões, acrescentando que “continuaremos fazendo todos os esforços possíveis para trazê-los de volta para casa”.

No dia 31 de maio, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, propôs um plano que envolvia um cessar-fogo em Gaza e a libertação dos reféns, como um primeiro passo para as negociações sobre o fim do conflito entre Israel e Hamas. O grupo islamista havia reivindicado suas demandas e os Estados Unidos buscavam diminuir as diferenças existentes.

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, irritou o governo Biden ao acusar Washington de interromper as entregas regulares de armas e munições nos últimos dias, em meio a grandes protestos que exigiam a aceitação do acordo. No entanto, Yoav Gallant adotou uma postura diferente, ressaltando a importância da aliança entre Israel e os Estados Unidos no que diz respeito à segurança.

Além disso, Gallant também está marcado para se reunir com o secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, com o alto funcionário da Casa Branca, Brett McGurk, e com Amos Hochstein, que está envolvido nas tensões sobre o Líbano. Este encontro busca fortalecer os laços entre os dois países e encontrar soluções para os conflitos existentes.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo