Senadores visitam o Ceará para celebrar o bicentenário da Confederação do Equador em evento histórico no Nordeste.

Nesta semana, senadores estarão no Ceará para celebrar o bicentenário da Confederação do Equador. A Comissão Temporária responsável por comemorar os 200 anos desse movimento revolucionário irá participar de uma audiência pública na sexta-feira (28) no Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo, na cidade de Crato.

O evento está marcado para iniciar às 9h e contará com a presença da presidente da comissão, a senadora Teresa Leitão (PT-PE), juntamente com outros parlamentares. Antes da audiência pública, na quinta-feira, eles participarão de uma sessão solene no Palácio da Abolição, em Fortaleza, a partir das 9h.

A criação da Comissão em Comemoração aos 200 anos da Confederação do Equador tem como objetivo planejar e coordenar as atividades relacionadas ao bicentenário desse importante marco histórico. Diversos eventos estão programados ao longo do ano para celebrar e relembrar esse período da história do Brasil.

A Confederação do Equador foi um movimento revolucionário que ocorreu em 1824 no Nordeste do país. Iniciado em Pernambuco, o movimento se espalhou por outras províncias, como Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará, com o objetivo de lutar contra a monarquia de Dom Pedro I e defender a implantação de um regime republicano.

Durante o período do movimento, as tropas leais ao imperador perseguiram e proibiram as atividades dos revolucionários, resultando na condenação à morte de trinta e uma pessoas, incluindo o Frei Caneca, também conhecido como Frei Joaquim do Amor Divino, que se tornou um herói entre os participantes da Confederação do Equador.

As atividades programadas para esta semana no Ceará serão importantes para relembrar e honrar os ideais e lutas daqueles que fizeram parte desse movimento histórico em prol da liberdade e da democracia no Brasil.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo