Repórter Recife – PE – Brasil

Comissão de Educação aprova título de Capital Nacional da Vaquejada para cidade de Lagarto, impulsionando economia local e preservando tradição.

A cidade de Lagarto, localizada no estado de Sergipe, pode em breve se tornar a Capital Nacional da Vaquejada. A Comissão de Educação (CE) aprovou o título para a cidade, em um projeto de lei apresentado pelo deputado federal Fabio Reis (PSD-SE). O PL 3.324/2019 foi relatado pelo senador Rogério Carvalho (PT-SE) e agora aguarda a sanção presidencial para se tornar lei.

Segundo o senador Carvalho, a vaquejada é uma prática centenária enraizada na cultura nordestina, representando uma importante atividade econômica que gera emprego e renda para milhares de pessoas em todo o Brasil. Lagarto se destaca no desenvolvimento desse esporte, sendo reconhecida como a cidade herdeira de um grande legado histórico e cultural da vaquejada no Nordeste brasileiro.

O senador faz questão de ressaltar que a vaquejada em Lagarto é realizada com cuidados específicos para garantir o bem-estar dos animais envolvidos, destacando a evolução e modernização do esporte ao longo dos anos. Ele enfatiza que a cidade já detém o título de Capital Estadual da Vaquejada, conferido em 2019 por lei estadual.

De acordo com dados apresentados pelo senador, Lagarto abriga o maior parque de vaquejada do Brasil, o Parque Palmeiras. A atividade movimenta a economia local, gerando mais de 700 mil empregos diretos e indiretos e movimentando mais de R$ 800 milhões. A vaquejada não só beneficia os vaqueiros, mas também uma extensa cadeia de profissionais que atuam nos bastidores do evento, como locutores, juízes, equipe de filmagem, entre outros.

Portanto, a aprovação do título de Capital Nacional da Vaquejada para Lagarto representa o reconhecimento da importância desse esporte na região, bem como a valorização da história e tradição da cidade nessa prática cultural. Com a sanção presidencial, Lagarto poderá consolidar ainda mais sua posição de destaque no cenário da vaquejada no país.

Sair da versão mobile