Conflito entre Israel e Hamas agrava risco de fome em Gaza, alerta monitor global da fome

O conflito entre Israel e o Hamas segue causando um alto risco de fome na Faixa de Gaza, de acordo com um monitor global da fome que alertou sobre a situação nesta terça-feira (25). Mais de 495 mil pessoas, o equivalente a mais de um quinto da população local, enfrentam uma grave e catastrófica insegurança alimentar, conforme dados atualizados da classificação Integrada de Fases da Segurança Alimentar (IPC).

Mesmo com algumas melhorias nas entregas de alimentos e serviços de nutrição ao norte de Gaza em março e abril, a situação continua crítica. A ofensiva israelense em torno da cidade de Rafah, ao sul, desde o início de maio, e outros confrontos e deslocamentos na região, contribuíram para uma nova deterioração nos últimos tempos.

O relatório destacou que o espaço humanitário na Faixa de Gaza está cada vez mais restrito, o que impacta diretamente na capacidade de fornecer assistência à população. Com o fechamento da passagem na fronteira com o Egito, uma rota fundamental para a entrega de alimentos e outros suprimentos, a situação se agrava ainda mais.

Além disso, as interrupções na passagem israelense próxima de Kerem Shalom também tiveram o efeito de limitar ainda mais o accesso humanitário a cerca de 2 milhões de pessoas no sul de Gaza, de acordo com o IPC. Com tantos entraves no acesso a alimentos e suprimentos essenciais, a situação de fome na região permanece crítica e requer ação imediata para minimizar os impactos devastadores sobre a população.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo