Fraude no e-Título: PF investiga grupo suspeito de invadir sistema do TSE e emitir documentos eleitorais de “pessoas públicas”

A Polícia Federal (PF) está investigando um grupo suspeito de fraudar a emissão de documentos eleitorais através do aplicativo e-Título, invadindo o sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para realizar ações fraudulentas em nome de pessoas públicas, incluindo políticos, empresários, artistas e atletas. Essa investigação começou depois que o TSE detectou irregularidades em julho de 2023, através de uma ação preventiva para verificar a lisura e a precisão dos dados em seus canais digitais.

Segundo a PF, foram identificados pelo menos 158 registros de irregularidades, que vão desde a emissão irregular de título de eleitor até a inscrição indevida das vítimas para atuarem como mesário voluntário nas eleições. Os investigados inseriram fraudulentamente dados no e-Título, criando perfis falsos com os dados das vítimas, o que configura invasão de dispositivo informático de acordo com a legislação.

Diante dessas descobertas, a PF deflagrou a Operação Eleitor Protegido, com a realização de seis mandados de busca e apreensão em diversos endereços relacionados aos suspeitos em Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP), Maracanaú (CE) e São Miguel do Gostoso (RN). Os documentos e aparelhos apreendidos serão fundamentais para as investigações futuras, que visam esclarecer os objetivos dos investigados, que poderão responder pelo crime de invasão de dispositivo informático.

O TSE ressalta que está atento a qualquer abuso ou desvio em relação aos dados inseridos nos sistemas sob sua guarda. O e-Título é um aplicativo que oferece aos eleitores acesso rápido e fácil às informações cadastradas na Justiça Eleitoral, como a zona eleitoral, situação cadastral, certidão de quitação eleitoral e de crimes eleitorais. É importante ressaltar que o app pode ser baixado nas plataformas iOS e Android para smartphone ou tablet.

Dessa forma, as autoridades seguem trabalhando para garantir a segurança e a integridade dos processos eleitorais, combatendo qualquer tentativa de fraude que possa comprometer a lisura das eleições.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo