Após 14 anos de batalhas judiciais, fundador do WikiLeaks, Julian Assange, desembarca na Austrália para começar uma nova vida.

O renomado fundador do WikiLeaks, Julian Assange, retornou à sua terra natal, a Austrália, nesta quarta-feira (26) em meio a um cenário de alívio e expectativas para uma nova vida. Após 14 anos de intensas batalhas judiciais, dos quais os últimos cinco foram passados em uma prisão de segurança máxima no Reino Unido, Assange finalmente chegou a Canberra, capital australiana, para recomeçar sua trajetória.

O australiano desembarcou em um avião privado e foi recebido com grande emoção por sua esposa Stella e seu pai, em um momento que marcou o fim de um capítulo conturbado em sua vida. Após assumir sua culpa por revelar segredos da área de Defesa dos Estados Unidos, Assange alcançou um acordo com a Justiça americana que o permitiu finalmente recuperar sua liberdade.

A juíza Ramona V. Manglona declarou nesta quarta-feira que Assange estava livre de acusações de espionagem, graças ao acordo que pôs fim a uma era de litígios judiciais. No entanto, o fundador do WikiLeaks ficará impedido de viajar aos Estados Unidos sem autorização, segundo comunicado do Departamento de Justiça.

Ao deixar o tribunal, Assange, visivelmente exausto, subiu em um avião privado com destino a Camberra. Seus advogados destacaram a importância histórica desse momento, encerrando anos de batalhas legais e confinamento.

Barry Pollack, um dos advogados de Assange, ressaltou a luta do fundador do WikiLeaks pela liberdade de expressão e de imprensa, destacando que o mesmo nunca deveria ter sido acusado com base na Lei de Espionagem. O acordo concedido a Assange encerra um processo que se arrastava por quase 14 anos.

Durante sua trajetória, Assange foi acusado de divulgar mais de 700 mil documentos ligados às atividades militares e diplomáticas dos Estados Unidos, contando com a participação crucial da guerrilheira Chelsea Manning. O acordo de isenção de culpa concedeu ao jornalista a liberdade que ele tanto almejava, marcando o fim de um capítulo conturbado em sua vida.

Agora, Assange aguarda ansiosamente por dias mais leves e esperançosos em seu país natal, a Austrália, onde poderá recomeçar e deixar para trás os desafios e obstáculos que marcam sua longa jornada em busca da verdade e da liberdade de expressão.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo