Lula pede informações sobre situação na Bolívia em meio a temor de golpe de Estado

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva demonstrou preocupação com a situação política na Bolívia durante uma declaração nesta quarta-feira (26). O presidente boliviano, Luis Arce, denunciou uma possível “mobilização irregular” de unidades do Exército em seu país, levantando temores de um golpe de Estado. Lula, conhecido por seu posicionamento em defesa da democracia, destacou a importância de garantir a estabilidade política na América Latina.

“Como eu sou um amante da democracia, eu quero que a democracia prevaleça na América Latina. Golpe nunca deu certo”, afirmou o ex-presidente brasileiro em um evento de apresentação de novos ônibus escolares, em Brasília. Lula ainda revelou ter solicitado ao ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, que entre em contato com as autoridades bolivianas para obter mais informações sobre a situação.

“Fui informado agora e pedi para meu ministro entrar em contato para ter certeza. Não podemos ficar anunciando coisa que depois não acontece”, ressaltou Lula, demonstrando a cautela necessária diante de uma situação tão sensível. A preocupação com a estabilidade política na Bolívia é compartilhada por outros líderes latino-americanos, que também têm acompanhado de perto os desdobramentos no país vizinho.

Apesar da preocupação, tanto Lula quanto as autoridades brasileiras mantêm a posição de buscar informações atualizadas antes de qualquer pronunciamento oficial. A diplomacia e o diálogo são elementos-chave para tentar evitar a escalada de conflitos e garantir que a democracia prevaleça na região. A situação na Bolívia continua sendo monitorada de perto por diversas autoridades internacionais, enquanto se aguarda por mais clareza sobre os acontecimentos recentes no país andino.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo