Mais de cem migrantes haitianos chegam a Key West, na Flórida, em veleiro, em meio à crise humanitária no Haiti.

Nesta quarta-feira (26), mais de cem migrantes haitianos chegaram à cidade de Key West, localizada no sul do estado da Flórida, a bordo de um veleiro. Segundo informações da Patrulha de Fronteira dos Estados Unidos, os migrantes foram interceptados por agentes locais por volta das 4h da manhã.

O agente encarregado da Patrulha de Fronteira no setor de Miami, Samuel Briggs II, relatou que 118 haitianos foram encontrados durante a operação de desembarque. De acordo com autoridades locais citadas pelo jornal Miami Herald, os haitianos afirmaram estar há sete dias no mar e foram detidos pelas autoridades.

A chegada desses migrantes ocorre em um momento de crise humanitária no Haiti, que tem enfrentado um aumento da violência causada por gangues. Recentemente, o país caribenho tem sido alvo de ataques dessas facções criminosas, que controlam grande parte da capital, Porto Príncipe.

Como resposta à situação de instabilidade no Haiti, um contingente de 200 policiais do Quênia chegou ao país na terça-feira como parte de uma missão internacional para restabelecer a segurança.

Os haitianos que chegam ao arquipélago Florida Keys costumam vir de Cuba, Bahamas ou do próprio Haiti. A última vez que cidadãos haitianos alcançaram a região foi em fevereiro de 2023, quando um barco atracou com 114 pessoas a bordo.

Diante desse cenário, o governador da Flórida, Ron DeSantis, anunciou recentemente o aumento do contingente policial e militar em Florida Keys, visando a um possível aumento de imigrantes ilegais vindos do Haiti. O político republicano tem colocado a luta contra a imigração ilegal como uma das principais bandeiras de sua campanha nos últimos anos.

Portanto, a chegada desses migrantes haitianos à cidade de Key West evidencia a complexidade da situação enfrentada pelo país caribenho e pelo estado da Flórida, que precisam lidar com questões humanitárias e de segurança em meio a um cenário de crise.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo