Prefeitura do Recife celebra Dia Nacional do Migrante e Dia Mundial do Refugiado com ações culturais e orientações para migrantes.

A Prefeitura do Recife está preparando uma série de ações para celebrar o Dia Nacional do Migrante e o Dia Mundial do Refugiado, que são comemorados nos dias 19 e 20 de junho, respectivamente. Essas celebrações serão relembradas nos dias 26 de junho e 4 de julho, com atividades voltadas para famílias venezuelanas indígenas da etnia Warao residentes na comunidade Nova Morada, localizada no bairro da Caxangá.

No dia 26 de junho, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas do Recife vai promover uma oficina cultural em formato de roda de diálogo na Nova Morada. A iniciativa busca proporcionar um espaço para que os participantes compartilhem suas tradições, valores e práticas culturais essenciais, além de discutir temas como o processo de adaptação à cultura brasileira e acesso a direitos e à cidadania no país.

As atividades continuarão no dia 4 de julho, na Escola Profissionalizante São José, em Santo Amaro, com uma programação voltada para migrantes de diversas nacionalidades. Nesse dia, a Secretaria de Trabalho e Qualificação Profissional do Recife, em parceria com a Organização Internacional para as Migrações (OIM), oferecerá serviços de cadastro e orientação, cortes de cabelo, massoterapias, palestras sobre combate à xenofobia, elaboração de currículos e orientações sobre mercado de trabalho e empreendedorismo.

Todas essas ações foram planejadas pelo Comitê Intersetorial de Acompanhamento das Políticas Públicas para Migrantes no Recife, visando promover a integração e garantia de direitos para a população migrante e refugiada na cidade. Essas iniciativas seguem as diretrizes da Lei Municipal nº 18.798, de 20 de maio de 2021, que institui as bases para a elaboração da “Política Municipal de Promoção dos Direitos dos Migrantes e Refugiados” do Recife. A prefeitura reforça, assim, seu compromisso em acolher e proteger essa população em vulnerabilidade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo