Tropas e tanques tentam derrubar porta do Palácio Quemado em La Paz em possível tentativa de golpe de Estado.

Nesta quarta-feira, um clima tenso se instalou em La Paz, capital da Bolívia, quando tropas militares e tanques foram vistos em frente à sede do governo boliviano, o Palácio Quemado. Segundo relatos de jornalistas da AFP, as forças armadas tentaram derrubar uma porta do palácio, liderados pelo general Juan José Zúñiga, que havia sido destituído no dia anterior. O presidente Luis Arce convocou os bolivianos a se mobilizarem contra o que ele chamou de uma tentativa de “golpe de Estado”.

Em vídeos que circularam nas redes sociais, é possível ver um tanque avançando contra o palácio e tentando derrubar uma porta metálica. O general Zúñiga, comandante do Exército, entrou brevemente no edifício antes de sair caminhando, de acordo com informações da televisão boliviana.

O presidente Arce se pronunciou nas redes sociais, denunciando as mobilizações irregulares das unidades do Exército e enfatizando a importância de respeitar a democracia. Por sua vez, o ex-presidente Evo Morales acusou Zúñiga de liderar um golpe de Estado e convocou uma mobilização nacional para defender a democracia.

Os rumores sobre a destituição do general Zúñiga já circulavam desde a terça-feira, depois que ele fez declarações contra Morales, seu antigo aliado e atual adversário político de Arce. Em uma entrevista a um canal de televisão, Zúñiga afirmou que prenderia Morales caso ele insistisse em se candidatar às eleições de 2025, apesar da decisão da justiça eleitoral.

O clima de instabilidade se intensificou na Bolívia, relembrando momentos de tensão política no país. A situação permanece tensa e incerta, com a população aguardando por novos desdobramentos e temendo uma escalada de conflitos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo