Nestlé inicia maior projeto de reflorestamento da Mata Atlântica e Cerrado no Brasil, com o plantio de 6 milhões de árvores nativas.

Nestlé inicia o seu maior projeto de reflorestamento no Brasil, com o objetivo de plantar 6 milhões de árvores nativas em áreas degradadas de Mata Atlântica e Cerrado. Essa iniciativa, que terá a duração de 30 anos, visa recuperar o meio ambiente e promover a sustentabilidade.

A multinacional suíça está investindo recursos próprios para oferecer US$ 75 por hectare a agricultores da região de Minas Gerais, abrangendo uma área equivalente a quatro mil campos de futebol. O comprometimento de longo prazo com o projeto vai além dos interesses comerciais da companhia, envolvendo também fazendeiros e ONGs parceiras. Além disso, a Nestlé está desenvolvendo projetos semelhantes em outras regiões do mundo, como na África e na Ásia.

A receptividade dos produtores em Minas Gerais tem sido positiva, uma vez que a ação de reflorestamento contribui não só para a recuperação ambiental, mas também para o cumprimento do novo código florestal, que estabelece a reserva de mata nativa em propriedades rurais. A Nestlé ressalta a importância de projetos de longo prazo diante dos impactos das mudanças climáticas, como secas prolongadas, que já afetam os preços e a produção de matéria-prima.

O plantio de cem espécies de árvores nativas terá início em setembro e ocorrerá no entorno de nascentes, córregos e rios das bacias hidrográficas dos rios Doce e São Francisco. A empresa pretende monitorar as áreas reflorestadas até que as florestas se consolidem, visando à preservação do meio ambiente e à promoção de práticas agrícolas regenerativas. Este projeto está alinhado com a meta da Nestlé de eliminar 100% das emissões de CO2 até 2050.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo