Alinhamento histórico dos planetas Júpiter, Marte e Saturno com a Lua poderá ser visto neste sábado, 29, em todo o mundo.

Neste sábado, 29 de junho, um fenômeno astronômico muito especial poderá ser observado a olho nu: a Lua e os planetas Júpiter, Marte e Saturno se alinharão em relação ao ponto de vista terrestre. Segundo a Agência Aeroespacial dos Estados Unidos (Nasa), esse tipo de evento, conhecido como conjunção, ocorre quando dois ou mais corpos celestes aparecem próximos no céu, devido aos movimentos de translação realizados pelos planetas em torno do Sol e pela Lua em torno da Terra.

Esse alinhamento poderá ser visto tanto do hemisfério norte quanto do sul, podendo ser observado por alguns dias, mas atingindo seu ponto máximo no sábado. De acordo com a Nasa, os planetas costumam apresentar um brilho intenso que os diferencia das estrelas, além de se moverem ou piscarem aparentemente.

No Brasil, o Observatório Didático de Astronomia da Universidade Estadual Paulista (Unesp) indica que o melhor horário para observar o alinhamento planetário é pouco antes do amanhecer. Em São Paulo, por exemplo, o fenômeno poderá ser observado por volta das 6h25 do sábado. Em Brasília, o horário será às 6h15, e em Porto Alegre, às 7h20.

Se o céu estiver limpo, o alinhamento poderá ser visto a olho nu, bastando procurar pela conjunção dos astros próxima ao horizonte, na direção leste. Para uma visão mais ampliada, o uso de binóculos ou telescópio possibilita ver cada corpo celeste separadamente. Isso ocorre devido à distância entre os planetas, que impede a visualização do alinhamento quando observado com maior ampliação.

Portanto, os amantes da astronomia e curiosos terão a oportunidade de presenciar esse belo espetáculo celestial neste sábado. Certifique-se de estar preparado para aproveitar essa ocasião única e contemplar a beleza do alinhamento dos planetas no céu.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo