Cais de ajuda humanitária em Gaza é retirado novamente devido às condições do mar e será rebocado para Israel, informa Pentágono.

Uma vez mais, o cais provisório construído pelos Estados Unidos para entregar ajuda humanitária em Gaza teve que ser retirado da costa devido às condições do mar. Esta já é a terceira vez que o cais é removido devido ao mau tempo desde sua instalação em meados de maio.

Segundo informações do Pentágono, o cais será rebocado para um porto israelense, em Asdode, devido às ondas esperadas para o fim de semana. A subsecretária de imprensa do Pentágono, Sabrina Singh, explicou aos jornalistas que não há uma data definida para a reinstalação do cais, pois o comandante continuará avaliando o estado do mar durante o fim de semana.

Desde sua primeira instalação em maio, o cais teve que ser retirado uma vez devido a danos causados pelo mau tempo, sendo reinstalado em junho. No entanto, uma semana depois, foi novamente transferido para Asdode devido à previsão de forte ondulação, situação que se repete agora.

Durante os períodos em que esteve em operação, o cais facilitou a entrega de mais de 8.831 toneladas métricas de assistência humanitária pela costa, para distribuição por organizações humanitárias. No entanto, a entrega de provisões também enfrenta outros obstáculos, como a suspensão, por motivo de segurança, do Programa Mundial de Alimentos da ONU, que interrompeu suas entregas de ajuda pelo cais em junho.

A situação delicada na região de Gaza continua a apresentar desafios logísticos para a entrega de ajuda humanitária, com o mau tempo e questões de segurança interferindo nas operações de auxílio à população necessitada. A instabilidade na região coloca em evidência a importância de garantir a segurança e eficácia das operações humanitárias em meio a um cenário complexo e volátil.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo