Furto de energia em estabelecimentos de reciclagem e fábrica de sacolas em Piedade, Jaboatão dos Guararapes, pode abastecer mais de 600 casas por 30 dias

A Neoenergia Pernambuco, em parceria com a Polícia Civil e o Instituto de Criminalística, realizou uma operação para identificar desvios de energia elétrica em um estabelecimento de reciclagem e em uma fábrica de sacolas, localizados em Piedade, Jaboatão dos Guararapes. Esta não é a primeira vez que esses locais são alvo de fiscalização, pois já foram identificados desvios de energia este ano. As equipes técnicas da concessionária constataram a irregularidade após análises da área de inteligência da empresa, que apontaram indícios de fraude na medição de energia.

Segundo as informações obtidas, os estabelecimentos estavam consumindo energia sem que esta passasse pelo sistema de medição, o que configura crime de furto de energia. No início do ano, cerca de 70.000 kWh de energia foram furtados dos mesmos locais, resultando na detenção de três suspeitos envolvidos na prática ilegal. Desta vez, o volume de energia furtado ultrapassou 90 mil kWh, o que seria suficiente para abastecer mais de 600 casas por um período de 30 dias.

Considerando as duas autuações conjuntas realizadas somente neste ano, o total de energia furtada ultrapassa os 160 mil kWh, o que seria capaz de atender mais de 1.000 residências durante um mês. De acordo com as normas do setor elétrico, toda a energia não medida será cobrada do cliente. O supervisor da Neoenergia Pernambuco, Fábio Muniz, enfatizou a importância de combater o furto de energia, destacando que estas práticas prejudicam toda a sociedade e impactam diretamente no valor da conta de energia dos consumidores. Muniz ressaltou a importância de denunciar atividades ilegais e não compactuar com esse tipo de ação.

O trabalho de combate ao furto de energia tem sido intensificado pela Neoenergia em todo o Estado, visando garantir o cumprimento das normas e coibir práticas criminosas que afetam a segurança e o equilíbrio do sistema elétrico. A empresa reforça a importância da colaboração da população na denúncia de casos suspeitos, a fim de garantir a regularidade no fornecimento de energia e a sustentabilidade do sistema elétrico como um todo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo