Grupo de Trabalho de Comércio e Investimentos do G20 debate temas prioritários em reunião no Rio de Janeiro

A cidade maravilhosa foi palco da terceira reunião do Grupo de Trabalho de Comércio e Investimentos do G20, nos dias 27 e 28 de junho. O evento reuniu representantes de 48 delegações, entre países membros, países convidados e organizações internacionais, para discutir temas de extrema importância para a economia global.

Durante os dois dias de debates intensos, questões como mulheres e comércio internacional, comércio e desenvolvimento sustentável, reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) e fortalecimento do sistema multilateral de comércio, e o mapeamento de cláusulas sobre desenvolvimento sustentável em acordos de investimento estiveram em pauta. A secretária de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Tatiana Prazeres, ressaltou a importância destes temas e elencou as prioridades estabelecidas pela presidência brasileira para o grupo de trabalho.

Um dos pontos mais desafiadores abordados foi a relação entre comércio e desenvolvimento sustentável, para a qual a presidência brasileira apresentou uma proposta ambiciosa de princípios orientadores. Tanto Tatiana quanto o embaixador Fernando Pimentel, diretor do Departamento de Política Comercial do Ministério das Relações Exteriores, destacaram o alto nível de engajamento e interesse dos membros do G20 nas propostas apresentadas.

Apesar das divergências, especialmente entre países desenvolvidos e em desenvolvimento, houve um consenso em torno da relevância do tema de comércio e desenvolvimento sustentável. A expectativa é que os debates realizados durante a reunião no Rio de Janeiro resultem em consensos fundamentais para serem apresentados na reunião de ministros de Comércio do G20, programada para ocorrer em outubro em Brasília.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo