Massa de ar polar causa geada forte e derruba temperaturas na região Sul do Brasil neste fim de semana.

Uma nova massa de ar polar está prevista para chegar à região Sul do país a partir desta sexta-feira, dia 28. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), essa massa de ar frio deve derrubar as temperaturas e provocar uma geada forte no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e na região sul do Paraná.

Os ventos intensos também devem contribuir para o frio intenso, com previsão de temperaturas entre 0º e 5º Celsius já na madrugada do próximo sábado, dia 29. O frio deve se estender até a madrugada de segunda-feira, dia 1º. Em áreas da campanha e nas serras dos estados da região Sul, as temperaturas podem atingir valores negativos entre 0°C e -5°C.

Apesar de a massa de ar ser fria e seca, ainda há previsão de chuvas no norte do Rio Grande do Sul e sul de Santa Catarina, devido à umidade acumulada nessas regiões. Além disso, os ventos soprando no litoral gaúcho, na direção oeste a sul, devem contribuir para represar o lago Guaíba, na região metropolitana de Porto Alegre.

A geada, fenômeno característico de temperaturas baixas, deve ser ampla e de intensidade moderada a muito forte na região Sul nos próximos dias. No domingo, dia 30, a previsão é de geada forte a muito forte nas serras do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, no extremo sul do Paraná e na Região Campanha, no oeste gaúcho.

Segundo a Meteorologia, o fenômeno da geada deve ocorrer nas próximas três madrugadas, com possibilidade de repetição na terça e quarta-feira. A população da região Sul deve se preparar para o frio intenso e tomar as devidas precauções para evitar impactos negativos decorrentes das baixas temperaturas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo