Nova espécie de peixe, parecida com piranha, é descoberta no Rio Amazonas e recebe nome inspirado em vilão de “O Senhor dos Anéis”.

Uma descoberta surpreendente pegou a comunidade científica de surpresa, uma nova espécie de peixe, semelhante à piranha, foi identificada no Rio Amazonas após quase 200 anos sendo confundida com outra espécie similar. O peixe, batizado como Myloplus sauron, em homenagem ao vilão fictício Sauron, da obra “O Senhor dos Anéis”, agora faz parte da diversidade de espécies presentes na região.

Os pesquisadores encontraram essa nova espécie enquanto estudavam um animal semelhante, descoberto na Amazônia em 1841. Apresentando dentes perolados e marcas laranja e preta, o Myloplus sauron se diferencia por uma barra vertical preta que percorre sua lateral, lembrando o olho ardente de Sauron, de acordo com os cientistas responsáveis pela descoberta.

Um estudo recente, publicado no periódico Neotropical Ichthyology, revelou que a população anteriormente classificada como M. schomburgkii, na verdade é composta por três espécies distintas: M. schomburgkii, M. sauron e M. aylans. Detalhes fisiológicos quase imperceptíveis foram fundamentais para confirmar a separação das espécies, como o número de vértebras e raios da nadadeira dorsal, além do formato das nadadeiras anais nas fêmeas.

Embora pacus e piranhas sejam comumente associados a predadores agressivos e sedentos de sangue, a maioria dos representantes dessas espécies são onívoros e possuem uma dieta mais equilibrada, baseada principalmente em vegetais. A descoberta dessa nova espécie reforça a importância de estudos e pesquisas na região amazônica, que ainda reserva muitos mistérios a serem desvendados.

Portanto, a identificação do Myloplus sauron representa mais do que uma mera nova espécie de peixe, mas também um passo importante no conhecimento e conservação da biodiversidade amazônica, que continua a surpreender e encantar a comunidade científica e o público em geral.