Senado Federal inaugura Sala Verde dedicada à educação socioambiental, com visitas mensais a estudantes e comunidade em geral.

Na manhã desta quinta-feira (27), o Senado Federal deu mais um passo importante em direção à educação socioambiental ao inaugurar a sua Sala Verde. Localizado no viveiro da Casa, esse espaço será dedicado a atividades que visam conscientizar a população sobre a importância da preservação do meio ambiente.

A cerimônia de inauguração contou com a presença ilustre da senadora Damares Alves e do deputado federal José Medeiros, além da coordenadora-geral do Departamento de Educação Ambiental e Cidadania do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Isis Akemi Morimoto. Todos os presentes celebraram a iniciativa do Senado, que está alinhada ao Projeto Salas Verdes promovido pelo ministério.

Essa parceria entre o Senado e o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima promete ser fundamental para disseminar a educação ambiental e promover mudanças culturais necessárias para enfrentar os problemas socioambientais. A Sala Verde do Senado será um espaço onde a comunidade poderá se unir em prol da proteção do meio ambiente, incentivando a cidadania e a conscientização.

Durante o evento, a diretora-geral do Senado, Ilana Trombka, destacou o esforço da Casa na criação e desenvolvimento do viveiro desde 2011. Ela ressaltou a importância de trabalhar questões de meio ambiente, educação, acessibilidade e inclusão de forma integrada.

O coordenador do Núcleo de Coordenação de Ações Socioambientais do Senado, Humberto Formiga, anunciou que a Sala Verde receberá visitas regulares de escolas e faculdades a partir do próximo ano. Os visitantes terão a oportunidade de conhecer de perto iniciativas inovadoras, como a geração de energia limpa a partir da luz solar, pioneira no Senado desde 2010.

Além disso, os visitantes poderão explorar as trilhas de 290 metros que cortam a área de agrofloresta do viveiro, que são acessíveis a pessoas com deficiência motora ou visual e mobilidade reduzida. Placas com QR Codes ao longo do percurso darão acesso ao aplicativo Flora do Senado, onde será possível obter informações sobre as espécies vegetais cultivadas no viveiro e presentes no espaço arquitetônico do Senado.

A senadora Damares Alves elogiou a iniciativa e destacou a importância da acessibilidade das trilhas, ressaltando a relevância desse projeto para a Casa.

Para agendar uma visita guiada ao Viveiro do Senado, basta entrar em contato pelo telefone (61) 3303-2706. Essa é uma oportunidade única de se conectar com a natureza e aprender mais sobre a importância da preservação ambiental.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo