Terremoto de magnitude 7 atinge a costa sul do Peru e causa oito feridos, mas descarta risco de tsunami.

Um terremoto de magnitude 7 atingiu a costa sul do Peru, mais precisamente no departamento de Arequipa, na última sexta-feira (28), deixando pelo menos oito feridos e causando danos leves, de acordo com as autoridades peruanas.

O abalo sísmico ocorreu a uma profundidade de 42 km, por volta das 00h36 no horário local (02h36 no horário de Brasília), a aproximadamente 8 km da costa de Caravelí e a 780 km ao sul de Lima, conforme informações do Instituto Geofísico do Peru (IGP).

Por sua vez, o USGS dos Estados Unidos atribuiu ao terremoto uma magnitude de 7,2 e descartou o risco de um tsunami.

Segundo o Ministério da Saúde peruano, o terremoto deixou oito feridos, sendo cinco em Ica e três em Acari. O Centro de Saúde Acarí prestou atendimento ambulatorial aos três feridos na região.

Apesar de inicialmente ter sido emitido um alerta de tsunami pela Direção de Hidrografia e Navegação da Marinha, as autoridades peruanas logo descartaram essa possibilidade.

O impacto do terremoto foi sentido em Lima e em grande parte da costa sul e central do Peru. A população de cidades próximas ao epicentro, como Chala e Yauca, relataram danos em casas e na rodovia Pan-Americana.

Durante a manhã, foram registrados diversos tremores secundários, sendo o mais forte de magnitude 4,6. O chefe do IGP tranquilizou a população ao afirmar que não houve vítimas fatais e descartou a possibilidade de um tsunami.

Diante da situação, o governo regional de Arequipa optou por suspender as aulas em toda a província de Caravelí como medida preventiva. O Peru, país localizado no Círculo de Fogo do Pacífico, uma região de alta atividade sísmica, registra anualmente uma média de cem terremotos perceptíveis à população.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo