Ministra da Saúde apresentará programa de reestruturação dos hospitais federais do Rio de Janeiro em parceria com entidades e prefeitura.

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, anunciou recentemente um programa de reestruturação para os seis hospitais federais do Rio de Janeiro. De acordo com a ministra, as instituições já estão com suas direções constituídas e um comitê gestor foi formado para lidar com os problemas identificados.

O Ministério da Saúde estabeleceu parcerias com a prefeitura do Rio de Janeiro, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Grupo Hospitalar Conceição (GHC) para fortalecer os hospitais como unidades de referência no Sistema Único de Saúde (SUS). Mais medidas devem ser apresentadas nas próximas semanas, conforme declarado pela ministra durante sua visita às unidades de saúde de Belford Roxo, na Baixada Fluminense.

Nísia Trindade enfatizou que o Ministério da Saúde tem acompanhado de perto a situação dos hospitais e já implementou soluções de curto prazo. Desde o ano passado, foram abertos 300 leitos que estavam fechados, e esforços estão sendo feitos para manter o abastecimento e reduzir as filas de espera. A ministra também mencionou que a prioridade do ministério é colocar os hospitais em pleno funcionamento, destacando que essa questão é discutida com o presidente Lula.

Durante a visita, Nísia Trindade também passou por um centro especializado em atendimento a crianças neuroatípicas, obras de uma maternidade, um hospital oftalmológico, um hospital infantil, uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e um centro de fisioterapia, ortopedia e imagem. A presença da ministra nessas instalações reflete o compromisso do governo em melhorar a qualidade e o acesso aos serviços de saúde na região.

Essas ações demonstram a importância dada pelo Ministério da Saúde à reestruturação dos hospitais federais do Rio de Janeiro, visando atender de forma mais eficiente e eficaz às necessidades da população. A expectativa é que o programa anunciado traga melhorias significativas na prestação de serviços de saúde e na gestão hospitalar.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo