Resultados parciais apontam para segundo turno entre Masud Pezeshkian e Said Jalili nas eleições presidenciais do Irã

Neste sábado, o Ministério do Interior do Irã divulgou resultados parciais das eleições presidenciais do país, que apontam o candidato reformista Masud Pezeshkian e o ultraconservador Said Jalili como os principais líderes da corrida eleitoral. Com mais de 14 milhões de votos apurados até às 09h locais, Pezeshkian obteve 5,96 milhões de votos, enquanto Jalili conquistou 5,56 milhões.

Essa disputa acirrada pode levar os dois candidatos a um segundo turno no dia 5 de julho, caso nenhum deles obtenha mais de metade dos votos. À frente dos demais concorrentes estão ainda Mohamad Baquer Ghalibaf, presidente conservador do Parlamento, com 1,89 milhões de votos, e Mostafa Pourmohammadi, o único candidato religioso na disputa, com quase 112 mil votos.

Com a abstenção de fornecer dados sobre a participação dos eleitores, as eleições convocaram cerca de 61 milhões de eleitores às urnas na sexta-feira. O interesse internacional nessas eleições é evidente, pois o Irã é uma peça fundamental no tabuleiro de crises no Oriente Médio, seja na guerra em Gaza ou na questão nuclear.

O pleito presidencial coincidiu com a morte do então presidente Ebrahim Raisi em um acidente de helicóptero em maio, o que levou à organização rápida das eleições. Com os candidatos Masud Pezeshkian e Said Jalili à frente da disputa, a expectativa é de que os iranianos possam efetivamente escolher o rumo do país diante dos desafios geopolíticos que enfrentam.

Em meio a um cenário de incertezas e crises internacionais, o resultado das eleições no Irã terá repercussões importantes na região e além. Resta aguardar os próximos desdobramentos e a confirmação oficial dos resultados para saber quem será o próximo presidente do Irã.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo