Tempestade tropical Beryl se fortalece e pode se tornar o primeiro furacão do ano no Caribe nos próximos dias.

A tempestade tropical Beryl ameaça o sudeste do Caribe neste sábado (29) e pode se transformar no primeiro furacão do ano, segundo informações do Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC). A expectativa é de que Beryl se fortaleça nas próximas 24 a 48 horas e se torne um “perigoso grande furacão” ao atingir as Ilhas de Barlavento na noite de domingo.

Com uma localização a cerca de 1.260 quilômetros a sudeste de Barbados, Beryl já está causando alerta em Barbados, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas, e Granada, que estão sob alerta de furacão. A previsão é que um furacão de categoria 3 ou superior atinja a região, com ventos de pelo menos 178 km/h.

Especialistas ressaltam a raridade de uma tempestade tão poderosa no início da temporada de furacões no Atlântico, que ocorre geralmente entre junho e novembro. Este ano, Beryl seria o sexto furacão de categoria 3+ registrado antes da primeira semana de julho, de acordo com o especialista em furacões Michael Lowry.

A Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA) prevê uma temporada de furacões “extraordinária” em 2023, com até sete tempestades de categoria 3 ou superior. As condições climáticas, como as temperaturas quentes no Oceano Atlântico e a influência do fenômeno La Niña no Pacífico, favorecem o aumento das tempestades.

Com o aumento das mudanças climáticas, fenômenos meteorológicos extremos têm se tornado mais frequentes e devastadores. A possibilidade de Beryl se tornar um grande furacão demonstra a importância de estar preparado para enfrentar os desafios causados por eventos climáticos extremos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo