Pernambuco confirma primeiro caso de Candida Auris no Hospital Agamenon Magalhães; Paciente de 64 anos segue em isolamento na UTI.

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) confirmou a presença do fungo Candida Auris no Hospital Agamenon Magalhães (HAM), em um caso envolvendo uma paciente de 64 anos de idade que está internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e em isolamento.

O diagnóstico foi resultado das atividades de vigilância realizadas de forma rotineira na unidade hospitalar. A paciente deu entrada no hospital no dia 13 de junho devido a uma infecção respiratória, sendo transferida para a UTI no dia 18 para receber cuidados médicos. A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do HAM intensificou as medidas de limpeza e isolamento da área, com a Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa) monitorando 17 pacientes internados na unidade.

Amostras de material biológico foram coletadas de todas as pessoas que compartilharam o mesmo ambiente que a paciente afetada pelo fungo, sendo encaminhadas para testes no Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen/PE). O objetivo é impedir a propagação do fungo, com ações de limpeza e desinfecção intensificadas no setor em que a paciente está internada, além da investigação de possíveis novos casos.

A secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti, destacou a regulação da entrada de pacientes na unidade como medida para conter a disseminação do fungo, direcionando pessoas com condições menos graves para unidades de pronto atendimento municipais e estaduais. Ainda, foram enfatizadas medidas de prevenção, como higienização, uso adequado de equipamento de proteção e limpeza do ambiente.

Os pacientes monitorados pela Apevisa serão submetidos a três coletas iniciais com intervalo de 48 horas, com a alta por cura condicionada à negatividade nos resultados das amostras biológicas. A SES-PE, juntamente com as autoridades de saúde locais, está trabalhando ativamente para controlar e prevenir a propagação do fungo no Hospital Agamenon Magalhães e reforçando as medidas de precaução e vigilância necessárias para garantir a segurança dos pacientes e profissionais de saúde.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo