Presidente Lula inaugura apartamentos do programa Morar Carioca em meio a crise de segurança na comunidade do Aço

Neste domingo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o prefeito Eduardo Paes estiveram presentes no evento de inauguração dos primeiros apartamentos do programa Morar Carioca, na comunidade do Aço, em Santa Cruz. A cerimônia contou com a presença do ministro da Defesa, José Múcio, e foi marcada por um intenso esquema de segurança, que acompanhou a comitiva do presidente desde a Base Aérea de Santa Cruz.

Durante a inauguração, que contemplou 16 apartamentos para os moradores da comunidade, Lula e Paes destacaram os investimentos realizados pelo governo federal no Rio de Janeiro, abordando áreas como saúde, educação, transporte e habitação. No entanto, não houve menção a investimentos em segurança pública por parte dos líderes políticos presentes no evento.

A comunidade do Aço, localizada em Santa Cruz, é conhecida como QG da Milícia e tem enfrentado um cenário de violência, com um aumento significativo de mortes violentas em 2023. A milícia que atua na região arrecada milhões de reais por mês através de atividades ilegais, como extorsões e cobranças de taxas.

Luiz Antônio da Silva Braga, conhecido como Zinho, era o líder da milícia local e foi preso em dezembro de 2023, deixando uma disputa de poder em aberto, especialmente com seu rival Danilo Dias Lima, o Tandera. A região controlada pela milícia passou por um episódio de violência em 2023, quando integrantes atearam fogo em ônibus e um trem em represália à morte de um dos líderes do grupo.

O programa Morar Carioca prevê a construção de 44 prédios na comunidade do Aço, com 16 unidades por bloco, totalizando 704 unidades habitacionais a serem entregues até 2026. O investimento de R$ 243 milhões beneficiará cerca de 4 mil pessoas, oferecendo uma oportunidade de moradia digna em meio a um cenário de conflito e violência na região.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo