Cortes orçamentários levam ANP a reduzir abrangência do Levantamento de Preços de Combustíveis em nota divulgada nesta segunda-feira

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) anunciou nesta segunda-feira (1º) uma redução na abrangência da pesquisa do Levantamento de Preços de Combustíveis (LPC) devido aos cortes orçamentários. Em nota divulgada, a agência informou que um termo aditivo foi assinado com a empresa responsável pelo serviço, visando adequar o contrato aos recentes cortes orçamentários.

Segundo a ANP, o LPC coleta preços em postos revendedores de combustíveis automotivos e de GLP em diversas cidades. Com o termo aditivo, as coletas semanais serão reduzidas em 43%, passando de 10.920 para 6.255 postos e a abrangência geográfica será de 358 cidades para combustíveis automotivos e 92 cidades para o GLP.

A escolha das localidades que estarão ausentes do levantamento foi feita considerando critérios para minimizar impactos negativos decorrentes das perdas de unidades amostrais. A ANP garantiu que todas as capitais permanecem no LPC e que a representatividade das coletas será mantida.

Além disso, o termo aditivo prevê o restabelecimento parcial da abrangência do LPC a partir de janeiro de 2025, com a pesquisa sendo realizada em 417 localidades e um total de 8.988 coletas semanais. A ANP ressaltou que essa não foi a primeira redução no LPC, destacando cortes anteriores devido a restrições orçamentárias.

Essa redução segue uma Resolução de Diretoria da ANP e é uma medida decorrente das restrições orçamentárias impostas por regulamentações governamentais. Para mais informações sobre as localidades suprimidas e as pesquisadas, bem como a quantidade de amostras coletadas, os interessados podem acessar o site oficial da ANP.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo