Passaporte de ex-diretora da Americanas é apreendido pela PF ao desembarcar no Brasil vinda de Portugal.

Na manhã desta segunda-feira (1º), a ex-diretora da Americanas, Anna Cristina Ramos Saicali, teve seu passaporte apreendido pela Polícia Federal (PF) ao chegar no Aeroporto Internacional de Guarulhos, vinda de Portugal. A executiva, alvo da Operação Disclousure juntamente com o ex-CEO do Grupo Americanas, Miguel Gutierrez, estava acompanhada de seu advogado quando entregou o documento em cumprimento a uma decisão judicial.

A PF informou que, com o retorno de Anna Cristina ao Brasil, ela foi retirada da lista de procurados da Interpol. Anteriormente, a executiva estava sob um mandado de prisão que foi convertido em medida cautelar para que não se ausentasse do país. A investigação envolve fraudes contábeis que causaram um prejuízo bilionário à empresa, resultando em um prejuízo de R$ 25,3 bilhões devido a manipulações de lucros e outras práticas irregulares.

Miguel Gutierrez, atualmente residindo em Madrid, na Espanha, também foi alvo da Operação e chegou a ser preso na sexta-feira passada, sendo liberado no dia seguinte. Sua defesa alega que ele nunca teve conhecimento ou participou das fraudes cometidas. Em nota, a defesa do ex-CEO afirmou que ele tem colaborado com as autoridades e confia plenamente nas investigações em curso.

As fraudes contábeis na Americanas S.A. envolviam a criação de contratos artificiais de Verba de Propaganda Contratada, chegando a R$ 21,7 bilhões, além de lançamentos indevidos de operações financeiras e redução da dívida financeira da empresa. Estas irregularidades foram identificadas no Balanço Patrimonial divulgado no ano passado, resultando em graves consequências para a companhia.

A operação da PF continua investigando os envolvidos e buscando esclarecer todas as questões relacionadas às fraudes contábeis na empresa, visando responsabilizar os culpados e evitar que situações semelhantes ocorram no futuro. A Americanas S.A. se pronunciou afirmando que foi vítima das fraudes e está colaborando com as autoridades para esclarecer os fatos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo