Promessa de novo presidente do Panamá: “Não será mais um país de trânsito para ilegais em direção aos EUA”

O novo presidente do Panamá, José Raúl Mulino, fez duras declarações durante sua posse nesta segunda-feira (1º), prometendo evitar que seu país continue servindo como rota para migrantes que atravessam a selva do Darién em direção aos Estados Unidos. Em seu discurso no Centro de Convenções Atlapa, na Cidade do Panamá, Mulino afirmou que “o Panamá não será mais um país de trânsito para os ilegais”.

Ele ressaltou a necessidade de interromper o fluxo de migrantes que atravessam a fronteira com a Colômbia, especialmente após meio milhão de pessoas terem passado pelo local em 2023. Para reforçar seu compromisso, o novo chanceler Javier Martínez-Acha assinou um acordo com o secretário de Segurança Interna dos Estados Unidos, Alejandro Mayorkas, no qual os EUA se comprometeram a financiar as repatriações de migrantes ilegais que passam pelo território panamenho.

Além disso, Mulino expressou sua intenção de revitalizar a economia panamenha, que é fortemente dependente do canal interoceânico do país. Em um acordo firmado com Mayorkas, os Estados Unidos também se comprometeram a apoiar o Panamá com equipes, transporte e logística contra fluxos migratórios irregulares.

O presidente panamenho revelou que recebeu um país em crise econômica, com déficit fiscal, alta dívida pública e um sistema de segurança social em colapso. Ele prometeu implementar um plano econômico que inclui austeridade nos gastos, obras públicas e atração de investimentos para recuperar a confiança dos mercados internacionais no país.

Mulino também destacou a importância de garantir o abastecimento de água no Canal do Panamá, que representa 6% do PIB panamenho. Além disso, ele se comprometeu a limpar a imagem do país diante do escândalo do “Panama Papers”, que prejudicou a reputação internacional do Panamá.

A relação do novo governo panamenho com os Estados Unidos e as estratégias para lidar com a crise migratória e econômica serão temas fundamentais durante o mandato de Mulino, que busca fortalecer sua administração em meio a desafios complexos e o histórico político conturbado do país.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo