Rússia reivindica captura de mais duas localidades no leste da Ucrânia e é alvo de ataques ucranianos com drones

As forças russas continuam avançando no leste da Ucrânia, reivindicando a captura de mais duas localidades nesta segunda-feira (1). Enquanto isso, a ofensiva russa tem registrado progressos lentos, mas constantes, aproveitando as dificuldades enfrentadas pelo Exército ucraniano em recrutar homens e obter mais armas e munições.

Desde o último sábado, as tropas de Moscou conquistaram cinco vilarejos em diferentes setores do front. As últimas localidades capturadas foram Novopokrovske, na região oriental de Donetsk, e Stepova Novoselivka, em Kharkiv, no nordeste, de acordo com informações do Ministério da Defesa russo. Essas vitórias aproximam ainda mais as forças russas de seus objetivos estratégicos na região.

Enquanto isso, as autoridades ucranianas anunciaram a evacuação de mais de 700 habitantes da cidade de Toretsk, mas cerca de 5.000 pessoas ainda permanecem na região, muitas delas tentando deixar a área. A situação se torna cada vez mais crítica com relatos de mortes e feridos em bombardeios russos.

Do lado russo, ataques com drones ucranianos provocaram cortes de eletricidade e água em regiões próximas à fronteira, afetando 240.000 pessoas. As autoridades locais relatam danos e vítimas decorrentes desses ataques, deixando clara a intensificação do conflito na região.

Enquanto isso, o presidente ucraniano Volodimir Zelensky busca apoio internacional para encerrar o conflito, enquanto seu homólogo russo Vladimir Putin propõe soluções controversas que não são aceitas por Kiev e pelas potências ocidentais. A situação continua se deteriorando, com ambos os lados apostando em suas estratégias de negociação e confronto para atingir seus objetivos no conflito.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo