Estudo revela que fatores climáticos podem intensificar a dor da artrose: pressão atmosférica e umidade influenciam a intensidade das dores.

Recentemente, uma revisão sistemática envolvendo 14 estudos publicados em diferentes bases de dados renomadas, como Biblioteca Cochrane, Embase, PubMed e Web of Science até o ano de 2022, chegou a uma conclusão importante: os fatores climáticos estão diretamente associados à dor da artrose.

A pesquisa revelou que a pressão atmosférica e a umidade relativa estão diretamente ligadas à intensidade da dor provocada pela artrose. Essa correlação positiva indica que esses fatores climáticos podem exercer influência sobre o nível de desconforto sentido pelas pessoas que sofrem com essa condição. O estudo em questão foi publicado na National Library of Medicine em 2023.

Segundo o renomado médico ortopedista Dr. Marco Aurélio S. Neves, os fatores climáticos podem desencadear pequenas alterações microscópicas que afetam as pessoas que já sofrem com dor crônica devido a lesões. Ele ressalta que a queda na pressão atmosférica, comum durante o inverno devido às oscilações bruscas, pode levar ao inchaço dos tecidos articulares, causando pressão adicional sobre os músculos e nervos e consequentemente gerando dor.

A Sociedade Brasileira de Reumatologia alerta que a artrose, também conhecida como osteoartrite ou osteoartrose, é uma doença comum que afeta de 30 a 40% das consultas em ambulatórios de reumatologia e é responsável por 7,5% dos afastamentos do trabalho. Além disso, a entidade destaca que a doença tende a piorar com o passar dos anos, sendo mais frequente em pessoas com mais de 60 anos.

Para aliviar as dores provocadas pela artrose em períodos frios, o Dr. Neves recomenda medidas simples, como aplicar compressas de água quente na região afetada ou tomar banhos quentes. Ele ainda destaca que pacientes que passaram por cirurgia para reparar as articulações podem sentir menos dor, especialmente em épocas de temperatura mais baixa.

Um estudo realizado pela Taibah University, na Arábia Saudita, e publicado em 2020 na National Library of Medicine do National Center for Biotechnology Information, mostrou que pacientes submetidos a temperaturas entre 8°C e 10°C, e que tinham próteses articulares, apresentaram redução significativa na sensação de dor em comparação com aqueles que não tinham esse tipo de intervenção.

Portanto, fica claro que os fatores climáticos têm um papel importante na intensidade da dor causada pela artrose, e entender essas relações pode ser fundamental para o desenvolvimento de estratégias de tratamento mais eficazes para os pacientes que sofrem com essa condição tão comum e debilitante.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo